Manaus prorroga campanha contra influenza e alerta para baixa cobertura vacinal
04/11/2024
Durante a campanha, de 2 de setembro a 26 de outubro, foram ministradas 191.348 doses da vacina influenza trivalente na capital amazonense. Vacinação contra Influenza é disponibilizada em Manaus.
Divulgação/Semsa
A Prefeitura de Manaus disse, nesta segunda-feira (4), que a vacina contra a influenza está disponível em mais de 160 salas de imunização da rede municipal, após a prorrogação da campanha contra a doença, que segue até o dia 31 de janeiro de 2025.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela coordenação da estratégia na capital, alerta para a baixa cobertura vacinal em Manaus, que chegou a 31,16%, e convoca os usuários dos grupos prioritários para receberem o imunizante.
Conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, durante a campanha, de 2 de setembro a 26 de outubro, foram ministradas 191.348 doses da vacina influenza trivalente em Manaus. Desse total, 127.231 doses foram aplicadas em crianças de 6 meses de idade até menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas, número bem abaixo da meta de 408.318 doses, que abrange 90% da população desses grupos.
"Quem se vacina fica mais protegido contra a gripe, e menos sujeito a precisar de atendimento médico ou de internação. Portanto, esses usuários não podem deixar passar essa oportunidade de receber sua dose e se proteger", enfatizou a secretária.
Shádia reforçou que, além de crianças, idosos, gestantes, puérperas e indígenas, a vacina continua disponível também para pessoas com deficiência permanente; população em situação de rua; forças de segurança e salvamento; integrantes das Forças Armadas; professores do ensino básico ao superior; trabalhadores da saúde; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; caminhoneiros; funcionários do sistema penitenciário; adolescentes de até 18 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; pessoas privadas de liberdade; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
"Depois de janeiro, a vacina só volta a ser ofertada daqui a um ano, na próxima campanha. Então não deixe para a última hora, vá até uma sala de vacina para receber sua dose, e leve também suas crianças", recomendou Shádia.
Doses e locais
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explicou que a influenza trivalente é segura e pode ser administrada com outras vacinas do calendário básico. O imunizante é indicado para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, para prevenção da gripe.
"As crianças que estiverem sendo vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias. Adultos e crianças com doença febril em quadro grave ou moderado, ou com diagnóstico de Covid-19, devem aguardar a melhora antes de se vacinar".
Isabel orientou que os usuários busquem uma das salas de vacina gerenciadas pela Semsa, levando documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento que comprove sua inclusão entre os grupos prioritários.
"Dentre os mais de 160 pontos de imunização que temos no município, nove atendem em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. E cada zona geográfica da cidade conta com pelo menos uma dessas unidades", explicou.
A lista completa de locais, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada on-line no site.
Prevenção
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus Myxovirus influenza, com grande potencial de transmissão. Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.
A vacinação é a principal forma de prevenção contra a gripe e suas complicações, sendo uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos pela doença.